Autorização de residência temporária e permanente

Se está nos seus planos mudar para Portugal, é importante que saiba que o documento primordial a ser providenciado é autorização de residência em Portugal. Com esta autorização você poderá morar no país legalmente, além de viajar por toda a União Europeia.

O que é essa autorização?

Também chamado de Título de Residência ou AR, a autorização de residência é o principal documento para reconhecimento dos imigrantes que moram em terra lusa.
 
Assim como no Brasil devemos carregar o RG sempre com a gente, em Portugal a AR deve estar sempre na bolsa, isso porque caso aconteça fiscalizações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) o documento deverá ser apresentado

Quais os tipos de autorização existentes?

São duas as espécies de autorização de residência em Portugal:

Autorização de Residência Temporária

Essa para os estrangeiros recém-chegados no em Portugal;

Autorização de Residência Permanente

Essa para os estrangeiros que vivem legalmente em Portugal por no mínimo cinco anos.

Todos os dois tipos possuem datas de início e de validade.    

Subcategorias:

Além das duas espécies citadas, existem subcategorias, assim como acontece com os vistos. Aqui estão as mais comuns: 

Quanto tempo posso ficar fora de Portugal com autorização de residência?

Após recebimento do primeiro título de residência, com validade de um ano, o estrangeiro não deve ficar fora de Portugal por seis meses consecutivos, e caso faça viagens constantes, o período de ausência não deve chegar a oito meses alternados.

Qual o prazo médio?

A autorização do pedido requer bastante analise e atenção, assim como todos os documentos apresentados. O pedido de concessão da autorização temporária em Portugal pode demorar em média 3 meses para ter um resultado, seja ele positivo ou negativo. Já um pedido novo de autorização de residência, demora menos tempo, 2 meses. Quanto a renovação, a mesma possui um prazo de 30 dias.